A Explosão de Cores de Leonid Afremov

Se tem um artista que faz parte do meu Top 10 de Artistas favoritos é o Leonid Afremov. Esse pintor impressionista russo, possui a técnica singular de utilizar espátulas e não pincéis, criando uma composição crua com tintas a óleo. Paisagens de cores vibrantes mostram uma interpretação colorida e iluminada da vida ocidental, sempre envolvendo cultura e arquitetura.

Apesar da maioria de seus quadros de paisagens retratar a noite, de nada lhe faltam cores quentes e contrastes coloridos. Costuma utilizar também muitos reflexos e efeitos de iluminação. Seus personagens normalmente são músicos e dançarinos, especialmente de jazz e tango. Ele também é amante de gatos, e já pintou diversos outros animais, como cachorros, cavalos e tigres.

Eu realmente quero que minhas pinturas sejam acessíveis, e tragam beleza para a vida das pessoas! Eu acredito que a arte nos ajuda a estar livres de agressividade e depressão.”

Leonid Afremov em frente a sua arte.

Origens

Nascido na União Soviética, estudou na Escola de Artes de Vitebsk fundada por Marc Chagall. É um dos mais notáveis membros da escola, assim como Malevich e Kandinsky. Viveu 35 anos lá onde pintava pôsters comunistas. Descontente com a profissão e após o desastre de Chernobyl apenas alguns quilômetros dali, migrou para Israel. Mesmo não agradando por suas pinturas de negros e pessoas nuas, e tendo seu estúdio vandalizado, viveu no país até 2001 trabalhando com propaganda. Migrou então para os Estados Unidos onde alcançou grande renome e sucesso, tendo obras expostas ao lado de grandes nomes da pintura, como Rembrandt. Atualmente mora em Boca Raton, Flórida, com a esposa e teve dois filhos.

Melody of the Night – Leonid Afremov

Eu curti! E agora?

Afremov disponibiliza em seu site, uma cópia relativamente barata de seu trabalho. A cópia das pinturas, é feita por ele com ajuda de alunos. Os valores variam entre $100 e milhares de dólares. Cada obra, mesmo replicada, torna-se única, pois a pintura nunca terá as mesmas pinceladas (no caso dele, “espatuladas”), tornando-as únicas. Elas são enviadas enroladas por correio com frete grátis para todo o mundo, e pintadas com tinta a óleo e em tela. Ele também possui um canal no Youtube, com vídeos de suas obras e repinturas que vale a pena acompanhar.

Participe!