Banished: O Sim City na época Medieval

Essa é a ideia de Banished, uma produção de 3 anos, feita individualmente pelo Luke Hodorowicz, hoje com sua empresa Shining Rock Software (que ele ainda toca sozinho), onde foi responsável pelo design, desenvolvimento, arte e áudio do game todo. O game é um construtor de cidades, com gerenciamento de recursos, onde uma pequena população começa do zero em uma nova terra. O game foi lançado em fevereiro de 2014, mas até hoje mantém suas atualizações.

Com quase 2 milhões de cópias vendidas apenas no Steam, o jogo já rendeu mais de $25 milhões de dólares nos últimos 3 anos. Luke diz ter gasto mais de 5.500 horas de desenvolvimento no jogo, algo em torno de 3 anos de trabalho full-time.

Desenvolvimento

Luke conta que nos primeiros 9 meses de produção, seu jogo era um RPG de ação em um mundo pós-apocalíptico com zumbis. Mas vendo que esta ideia já estava muito batida, ele resolveu dar um guinada no desenvolvimento e partiu para algo mais exclusivo e diferenciado. Com um conceito estilo Sim City, Banished foca em pequenos grupos de pessoas, e não apenas nos números. Quanto mais pessoas fazem parte da comunidade mais os recursos ficam escassos, podendo gerar verdadeiros desastres.

Gameplay

Diversas profissões medievais estão presentes, como: Fazendeiro, Criador de Animais, Alfaiate, Clérigo e Minerador. Isso permite uma incrível variedade de recursos como diversos tipos de sementes, animais e matérias-primas, que podem ser compradas de outras localidades através do porto.

banished

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Um dos pontos mais interessantes do jogo é a dificuldade que assombra a cidade com diversos tipos de desastres. Indo desde doenças na população, como pestes nas fazendas e desastres naturais como furacões; criando um jogo desafiador e cheio de reviravoltas.

Os mapas de Banished são grandes e baseados em dois terrenos básicos: campos e montanhas geladas. Podemos diferenciar cada habitante por seu nome, idade e profissão. Conforme crescem, os habitantes desenvolvem sua vida com casamentos, filhos, e até sua morte.

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As estações também estão presentes, e o calendário é contado por elas e por anos. O inverno tem a particularidade de não permitir plantações nessa época, por isso é importante o desenvolvimento de outras fontes de alimentos.

Conclusão

Banished permite um resultado único no desenvolvimento de não apenas cidades, mas da vida de seus habitantes. Ao utilizar desastres aleatórios, o game se torna desafiador e não cai na monotonia. Em termos de jogos de simulação e estratégia, este com certeza é um jogo único e divertido.

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