ClassCraft, Educação e Diversão na Sala de Aula com RPG e Gamification

Shawn Young, professor de física do Canadá, desenvolveu um novo ambiente para o aprendizado e para colaboração dentro das salas de aula. Depois de alguns testes de trabalho em grupo, o professor e idealizador percebeu que os alunos, além de tirarem notas melhores, precisavam de um envolvimento de trabalho em grupo e cooperação mútua, e esse é um dos pontos fortes do aplicativo ClassCraft.

Através da Gamificação (Gamification), o aplicativo permite maior engajamento e interação entre os alunos, ensinando sobre cooperação e melhorando seu aprendizado de forma lúdica e divertida. Alguns dos elementos de Gamification usados são: Sistema de Pontos através de Pontos de Experiência (XP), Pontos de Vida (HP) e Moedas de Ouro (GP), Customização de Personagem e Times.

Aprendizado Divertido

Cada aluno possui um personagem e uma classe (Guerreiro, Mago ou Clérigos/Curadores), e cada classe possui habilidades especiais que favorecem tanto o aluno como toda a classe.

Os alunos ganham Pontos de Experiência (XP) conforme completam atividades como: fazer o dever de casa, ajudar seus companheiros de classe, responder corretamente as perguntas do professor. Eles também podem ser penalizados na sua barra de Pontos de Vida (HP) ao chegarem atrasados ou perturbar na sala de aula. Se o jogador perder todo o seu HP, ele morre, e além dele, seu time também sofre penalidades, criando um ambiente de ajuda mútua entre os alunos, para todos obterem os melhores resultados.

Destaques

Os principais pontos que Young destaca no processo de aprendizado ao utilizar a Gamificação são:

  • Um incrível Aumento na Motivação dos Estudantes
  • Aprendizado Colaborativo e Divertido*
  • Melhora do Comportamento em Sala de Aula

*3x Mais Alunos acham a Sala de Aula Mais Divertida comparada com o Grupo de Controle (Pesquisa realizada pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona)

 Game Design

O aplicativo possui um ambiente completo de interação colaborativa para cada grupo de alunos, onde tanto o professor como os alunos tem acesso pela desktop ou por mobile. A interface cria uma experiência interativa tanto para comunicação quanto aprendizado. Games são uma das melhores abordagens para reter atenção e motivar o trabalho em equipe.

Assim como nos video games, ClassCraft permite que os alunos façam escolhas, participem de competições e interajam com seus colegas de classe. A criação de times motiva os alunos a trabalharem juntos e conquistarem pontos.

Os pais dos alunos também podem participam, presenteando até 15GP (Moedas) para os filhos conforme seu comportamento em casa.

Retorno

A versão mais básica do aplicativo está disponível de graça e permite acesso completo ao gameplay, customização de regras, acesso dos pais e múltiplas traduções (por enquanto ainda não em Português). Na versão Premium ($8/mês), o aplicativo libera novas funcionalidades como Quests Interativas para serem aplicadas em sala e novos items e Pets. As escolas podem comprar uma versão exclusiva que possui um sistema administrativo, acompanhamento dos alunos, treinamento para professores e segurança avançada.

ClassCraft já é utilizado por mais de 20.000 escolas nos Estados Unidos e está disponível para Google Classroom, Microsoft Classroom,Chrome, Android, iOS, Windows e OS X.

Resultados

Independente de qual opção escolher, ClassCraft gera resultados incríveis de interação e colaboração dentro da sala de aula. A Gamificação torna tudo mais divertido. Essa nova forma de aprendizado pode ser o alvo principal para manter a atenção, principalmente da geração que nasceu ligada nos computadores.

 

links
saiba mais

Participe!