Jornais – Guia Completo para Anunciar

Produzidos desde a Roma Antiga, onde eram esculpidos em pedra e metal, os jornais são a mídia mais antiga. E diferente do que muitos pensaram, ele não foi substituído (ainda) pelas mídias eletrônicas e sim agregado.

As informações básicas do jornal são extremamente importantes para poder direcionar o investimento de marketing. Isso vai depender muito de qual público-alvo pretende-se atingir e do resultado do retorno investido. Confira abaixo o que você precisa saber ANTES de definir em qual mídia pretende publicar.

Editorial

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É importante considerar a relação que seu cliente terá ao ser exposto em determinado jornal. Trabalhar com mídias sanguinárias, por exemplo, pode gerar uma conotação negativa para quem é contra esse tipo de sensacionalismo, pois o cliente se torna um patrocinador oficial do editorial que o jornal produz. Por isso é importante sempre acompanhar as matérias publicadas através das triagens, para que não influenciem negativamente seu cliente.

 

Tiragem

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A tiragem é a quantidade de jornal impresso, e ela é definida mesmo se o jornal é impresso todos os dias ou semanalmente. Não importa. O jornal é produzido em uma quantidade que supre a sua compra (e um pouco mais). Ou seja, com a tiragem, você pode ter uma noção de quantas pessoas leem o jornal.

Público

Esta informação é definida com base em pesquisas feitas pela mídia. É importante saber quem são seus leitores, e isso influência diretamente no tipo de propaganda que será investida no jornal. O conteúdo aqui é o rei que irá definir o público, pois cada classe social, gênero e faixa etária tem interesses diversos. Normalmente os jornais costumam abranger diversos públicos, e trabalham com cadernos e sessões para públicos mais direcionados. Por isso, é importante conhecer as opções apresentadas para poder definir qual sessão será mais assertiva na leitura.

Circulação

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A Circulação define qual a área de abrangência de cada jornal. Essa informação é importante pois esta diretamente relacionada a área de abrangência do seu cliente. Fazer anúncios em cidades que seu cliente não faz atendimento, não é muito eficiente e não gera bons resultados. Não queime dinheiro. Procurar publicações mais específicas para sua região de atendimento é mais relevante do que publicar em todas as mídias.

Distribuição

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A distribuição influencia bastante no quesito leitura. Quando o jornal tem uma boa quantidade de assinantes, temos uma garantia maior de que ele será lido. As tiragens para bancas costumam ser menores, e não garante que o jornal sairá da prateleira. Alguns jornais trabalham com projetos especiais, onde ele é designado para algum público específico, como crianças ou idosos. Estes projetos permitem um melhor retorno dos investimentos para um público específico.

 

 

Concluindo

Estes dados são referencias importantes na hora de escolher sua mídia de publicação. Os tamanhos dos anúncios são bem variáveis, e dependem da diagramação de cada jornal. Por isso, entre em contato com as publicações e solicite um Mikia Kit, com posições e tamanhos de anúncios e valores disponíveis. Então faça uma análise e defina conforme as necessidades e orçamento do seu cliente.

 

 

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